Qutb Minar (India)

Inspeção visual, ensaios dinâmicos, diagnóstico e análise estrutural do comportamento sísmico.

 

Objetivos

O objetivo do trabalho foi validar a segurança sísmica deste minarete, tendo para o efeito sido adotadas técnicas de ensaios e análise estrutural avançadas.

Descrição

O Qutb Minar, localizado a sul de Nova Deli, é o monumento mais alto da Índia, com cerca de 72,5m de altura. Além das suas impressionantes dimensões, este monumento tem também uma função simbólica, assumindo-se como a torre que glorifica a vitória do Islão sobre a idolatria. Em 1993, foi inscrito como Património Mundial pela UNESCO.

A história de eventos sísmicos em Nova Deli tem demonstrado que as construções históricas apresentam elevada vulnerabilidade sísmica. Em geral, os sismos apresentam uma magnitude 5 a 6, no entanto têm sido também registados alguns sismos de magnitude 6 a 7 e ocasionalmente de magnitude 7.5 a 8. Deste modo, o Qutb Minar foi objeto de intervenções face a danos provocados no passado por sismos.

A avaliação do desempenho sísmico do Qutb Minar foi realizada através das seguintes fases:

Recolha de informação: pesquisa de informação existente, incluindo dados históricos (danos, reparações, etc.), descrição dos materiais e da geometria e estudos anteriores.

Realização de ensaios in-situ: tendo em vista a determinação das propriedades materiais e dinâmicas da estrutura.

Preparação de modelos numéricos: opção por modelos complexos ou simplificados, associada às técnicas de análise estrutural adotadas.

Calibração dos modelos numéricos: a informação recolhida, os parâmetros obtidos nos ensaios, bem como, os resultados de modelos mais complexos devem ser utilizados no processo de calibração, tendo por objetivo a conceção de modelos numéricos que reproduzam o comportamento da estrutura.

Análise estrutural avançada com recurso a análise não-linear com integração no tempo e estudo paramétrico, tendo em vista balizar a resposta da estrutura e avaliar a sua sensibilidade..

Resultados

Os resultados da análise dinâmica são considerados como representativos do comportamento do minarete quando sujeito à ação sísmica, uma vez que na ocorrência de sismos no passado, a concentração de danos ocorreu também nos pisos superiores. Além disso, os modos d e vibração estimados experimentalmente demonstram que os pisos superiores apresentam amplitudes significativamente superiores aos restantes pisos. Assim, conclui-se que os dois pisos superiores correspondem à parte mais vulnerável do minarete. No entanto, os resultados obtidos indiciam adequada capacidade sísmica do minarete, não se recomendando quaisquer medidas de reforço.

 

Veja o vídeo

trabalhos realizados pelo LEST
Instituições associadas
© LEST - Laboratório de Estruturas do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho | Site made by a.cruz