Paço dos Duques de Bragança (Guimarães)

Inspeção, ensaios não destrutivos e consolidação das chaminés e coberturas de madeira.

 

Objetivos

O principal objetivo deste trabalho foi a realização de um diagnóstico das anomalias nas chaminés do Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, tendo em vista a delineação de uma intervenção de conservação nas coberturas do Paço.

Descrição

O Paço dos Duques de Bragança foi construído no primeiro quartel do Século XV e surge com os primórdios da Casa de Bragança. Poucos registos existem sobre a construção do Paço dos Duques em Guimarães. Julga-se que o Paço foi edificado entre os anos de 1422 e 1433 e que estaria habitável por volta de 1438. Em 1807 o Paço foi adaptado a quartel e em 1888 foi considerado monumento histórico de segunda classe pela Real Associação de Arquitetos e Arqueólogos Portugueses. A partir de 1937, a Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) procedeu à reedificação do edifício, a partir da análise da estrutura e da reformulação de numerosos elementos, que conferiram à construção o carácter de Paço que hoje detém.

No Paço foram realizadas inspeções visuais e ensaios não-destrutivos para caracterizar as anomalias mais relevantes das 38 chaminés, com especial relevo para as 4 chaminés mais antigas. Esse estudo incluiu um levantamento histórico do Paço com especial ênfase na construção das chaminés (novas e antigas), uma caracterização geométrica, construtiva e dos materiais utilizados, uma análise da estabilidade das chaminés e uma proposta de metodologia de intervenção para as chaminés e coberturas.

Resultados

As chaminés do Paço apresentavam anomalias que se caracterizam por desgaste da superfície dos tijolos, deterioração da argamassa das juntas e colonizações biológicas. Estas anomalias encontravam-se de uma forma generalizada e com grau elevado nas chaminés antigas, e de uma forma localizada e com grau moderado nas chaminés novas. Uma das chaminés apresentava uma fenda que comprometia a sua estabilidade.

Do relatório de inspeção e diagnóstico resultaram um conjunto importante de recomendações que foram utilizadas aquando da intervenção de conservação das coberturas do Paço. 

 
trabalhos realizados pelo LEST
Instituições associadas
© LEST - Laboratório de Estruturas do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho | Site made by a.cruz