Caracterização do betão nas primeiras idades

Estudo da evolução das propriedades mecânicas do betão a aplicar num poço de adução, com apoio à decisão sobre a velocidade de deslocação de cofragens.

 

Objetivos

O conhecimento do comportamento do betão nas primeiras idades é cada vez mais importante em face da crescente pressão para ciclos de construção rápida, e rápida entrada em serviço das estruturas logo após a construção. O conhecimento da evolução das propriedades do betão desde as primeiras idades é também cada vez mais importante dada a crescente utilização de materiais reciclados e adições que dotam o betão de cinéticas de hidratação  e propriedades distintas daquelas que caracterizam os betões que exclusivamente recorrem a materiais convencionais (agregados e ligante). 

Descrição

Por essa razão, o LEST tem investido na obtenção de competências e capacidades de experimentação relativas a esta importante fase dos materiais científicos, encontrando-se até a desenvolver novas metodologias, como é o caso da metodologia EMM-ARM (Elasticity Modulus Measurement through Ambient Response Technique) que permite a medição contínua e automática do módulo de elasticidade do betão desde o estado fresco. Em paralelo, o LEST reune também condições adicionais para medição/quantificação de várias propriedades no contexto específico das primeiras idades do betão: calor de hidratação, calor específico, condutividade térmica, coeficiente de dilatação térmica, comportamento viscoelástico (fluência), resistência à compressão/tração, extensão da reação de hidratação, entre outras. 

Resultados

Releva-se a capacidade do LEST na condução de trabalhos de monitorização específicos nas primeiras idades do betão, compreendendo medição autónoma in-situ com sistema de aquisição de temperaturas e extensões. 

trabalhos realizados pelo LEST
Instituições associadas
© LEST - Laboratório de Estruturas do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho | Site made by a.cruz