Inspeção com recurso a georadar (GPR) para localização de elementos metálicas na base e deteção da estereotomia da alvenaria.
Objetivos
Os trabalhos de inspeção da base da estátua de D. José I, localizada na Praça do Comércio, em Lisboa, tiveram como objetivo detetar os espigões metálicos que fixam as pedras e a estátua, assim como verificar a geometria dalguns elementos em pedra. A inspeção foi realizada com recurso a um equipamento de georadar e antenas com diferentes frequências.
Descrição
Os ensaios foram realizados com um equipamento da MALA (RAMAC/GPR), utilizando três antenas com frequências distintas (1600 MHz, 800 MHz e 500 MHz), tendo em vista tentar alcançar os objetivos e as espessuras pretendidos. Os perfis realizados com as antenas foram realizados em diversas faces.
Resultados
Os resultados mais relevantes obtidos no presente trabalho de inspeção foram a definição da geometria interna das pedras e o número e localização provável dos elementos metálicos. Foram localizados grampos ligando as pedras, bem como espigões verticais, não tendo sido detetada nenhuma outra estrutura interna metálica.