Douro Vinhateiro (Portugal)

Estabilização de uma encosta de grandes dimensões no Douro Vinhateiro.

 

Objetivos

O objetivo principal deste trabalho foi o de realizar o acompanhamento do projeto de estabilização de uma encosta no Douro Vinhateiro cuja necessidade surgiu após a derrocada de uma estrutura de contenção.

Descrição

O Douro Vinhateiro reveste-se de particular importância dado tratar-se de Património da Humanidade. Assim, qualquer intervenção deve ser realizada de forma pouco intrusiva garantindo no entanto todas as necessárias condições de segurança.

Na sequência de um incidente junto da EN222, entre a Régua e a Barragem de Bagaúste, no qual ocorreu a derrocada parcial de um muro de suporte de escavação em alvenaria de xisto e instabilidades localizadas na encosta contígua associadas a eventos de elevada pluviosidade, surgiu a necessidade da realização de um projeto de estabilização.

O trabalho consistiu num acompanhamento próximo de todo o processo de elaboração do projeto incluindo análise de resultados de ensaios, determinação de parâmetros de projeto, modelo numérico adoptado, solução adoptada, método construtivo e sistema de monitorização.

A solução preconizada passou pela construção de um sistema de drenagem eficaz na encosta para desta forma controlar o teor em água do solo e salvaguardar as suas propriedades resistentes, já que este factor revelou ser extremamente condicionante na estabilidade da encosta. Complementarmente foi construído, no pé do talude junto à estrada, um muro de suporte em gabions suportado por uma cortina de estacas.

Resultados

Este trabalho permitiu o desenvolvimento, tal como pretendido, de um projeto de estabilização minimalista, respeitando o enquadramento e o valor patrimonial da paisagem, respeitando os níveis de segurança que uma obra moderna requere.

trabalhos realizados pelo LEST
Instituições associadas
© LEST - Laboratório de Estruturas do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho | Site made by a.cruz