Estudos térmicos para betão em massa (Salamonde)

Apoio à decisão sobre faseamento construtivo em estruturas com betão em massa. Os estudos foram efetuados com recurso a simulação pelo método dos elementos finitos.

 

Objetivos

No âmbito da construção de estruturas de betão em massa, ocorrem elevações internas de temperatura no betão que podem atingir valores relativamente elevados durante as primeiras idades devido ao calor de hidratação do cimento (até 50ºC-60º em casos desfavoráveis). Essas elevações de temperatura podem induzir tensões de tração elevadas no betão ao ponto de induzir fissuração de origem térmica devida ao processo construtivo. Ao mesmo tempo, as empresas de construção pretendem normalmente acelerar processos construtivos, através da betonagem de estruturas de betão em massa com um número reduzido de fases (logo com espessuras elevadas). 

Descrição

Para permitir aceleração de processos construtivos, são frequentemente adotadas técnicas de arrefecimento ao betão (antes ou após a colocação), cujos efeitos podem ser analisados através de simulações termo-mecânicas do processo construtivo. 

Resultados

O LEST reúne as condições para a caracterização de materiais necessária e para a simulação do processo construtivo, tendo já participado no estudo de diversas Barragens e obras especiais nos últimos anos.

trabalhos realizados pelo LEST
Instituições associadas
© LEST - Laboratório de Estruturas do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho | Site made by a.cruz