Igreja e Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa)

Inspeção, ensaios não destrutivos ensaios dinâmicos, monitorização estrutural e análise do comportamento sísmico da Igreja de S. Maria de Belém.

 

Objetivos

O objetivo principal deste trabalho foi contribuir para a avaliação da segurança estrutural do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. Neste âmbito, foram realizados diversos trabalhos e análises, a saber: inspeções visuais, ensaios não-destrutivos (sónicos e de GPR), ensaios de identificação dinâmica, monitorização estática e dinâmica e várias análises avançadas com modelos baseados nos elementos finitos.

Descrição

Mosteiro dos Jerónimos é, provavelmente, a obra-prima do património arquitetónico português. A sua construção começou por volta de 1500. O mosteiro é todo ele construído em calcário (pedra de lioz) extraído localmente no vale de Alcântara, na Ajuda, Laveiras, Rio Seco e Tercena. A igreja do mosteiro, igreja de Santa Maria de Belém, tem dimensões consideráveis: um comprimento de 70 m, uma largura de 40m e uma altura de 24 m.

Em abril de 2005 foram instalados na igreja dois sistemas de monitorização, um dinâmico e outro estático. O sistema dinâmico é constituído por dois sismógrafos ligados em rede e o sistema estático mede as temperaturas em vários pontos da estrutura, a rotação das colunas, o vendo e a temperatura e humidade relativa do ar.

Para além da monitorização, foram realizadas várias inspeções visuais às construções do mosteiro, incluindo as coberturas, e realizados ensaios não-destrutivos essencialmente nas colunas da nave central da igreja. Estes trabalhos ajudaram a perceber o estado de conservação e a constituição dos elementos estruturais, revelando-se fundamentais para as análises estruturais com recurso a modelos avançados.

A primeira análise estrutural foi realizada para a totalidade do mosteiro sob ação sísmica, uma vez que se situa numa zona de risco sísmico elevado e de se tratar de uma construção com alto valor cultural e patrimonial. Esta análise foi seguida por outras mais detalhadas e focadas apenas no comportamento da igreja, analisando-se a resposta estrutural da nave principal, do transepto e das colunas.

Resultados

Os resultados obtidos com os diferentes trabalhos permitiram compreender o comportamento estrutural do mosteiro. A modelação avançada foi necessária face à elevada complexidade da construção. Este estudo permitiu comprovar que, para se estabelecer medidas preventivas ou de intervenção para conservação e consolidação estrutural em edifícios com valor patrimonial e cultural, é necessária uma abordagem iterativa, visando reunir as informações necessárias para emitir uma avaliação correta da estabilidade estrutural. 

 

 

trabalhos realizados pelo LEST
Instituições associadas
© LEST - Laboratório de Estruturas do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho | Site made by a.cruz