Desenvolvimento de uma solução construtiva de baixo custo para países emergentes, com base em Blocos de Terra Compactada (BTCs) estabilizados.
O projeto HiLoTec - Desenvolvimento de um Sistema Sustentável de Autoconstrução para Países em Desenvolvimento foi elaborado pela Universidade do Minho em cooperação com a Mota-Engil SGPS - Engenharia e a Fundação Manuel António da Mota, entre 2010 e 2013. O estudo incidiu sobre a utilização de blocos de terra compactada (BTC) com encaixe para utilização em alvenaria de junta seca aplicável a países com atividade sísmica moderada. O país caso de estudo foi o Malawi, África.
No âmbito do projeto HiLoTec vários desafios sob o ponto de vista arquitetónico, construtivo, estrutural e de sustentabilidade, foram amplamente estudados. O projeto começou com um visita ao Malawi em Novembro 2009 para reconhecimento das necessidades das populações, dos problemas do setor da construção e dos recursos disponíveis no país. A solução final focou-se numa moradia térrea, com uma geometria em planta bastante regular. Pretendeu-se um compromisso entre exigências funcionais e mecânicas, seja do ponto de vista económico-construtivo, seja do ponto de vista energético e de durabilidade, sendo adaptável a países em que a matéria-prima terra é abundante e a mão-de-obra é pouco qualificada. Para tal foi desenhado um novo BTC com encaixe para funcionar com juntas secas. A geometria do bloco permite a construção de panos simples com 14 cm de espessura ou duplos com 28 cm de espessura.
No LEST foram realizados os seguintes trabalhos:
› Ensaios para determinar o comportamento do material (solo estabilizado);
› Ensaios para determinar o comportamento estrutural, nomeadmente ensaios à compressão (prismas e paredes), ensaios à flexão (blocos) e ensaios ao corte (blocos e paredes);
› Análise estrutural e construtiva de uma moradia tipo ;
› Acompanhamento dos ensaios na mesa sísmica do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa.
Para além dos resultados de todos os ensaios de caracterização material e estrutural, deste trabalho resultou um manual de auto-construção ilustrado para países em desenvolvimento que queiram aplicar esta tecnologia para construir casas sustentáveis de baixo custo.