INSPEÇÃO, DIAGNÓSTICO E MONITORIZAÇÃO

Ensaios não-destrutivos

Consultoria especializada em diagnóstico, reparação e reforço de construções em betão, aço, madeira e alvenaria, incluindo as construções históricas

Elaboração de planos de monitorização e controlo de estruturas

Instrumentação de estruturas

Análise de dados de sistemas de monitorização e controlo

Deteção de dano

Gestão e manutenção de estruturas

 

Exemplo de aplicação: Quatros igrejas em Famagusta (Chipre)

Objetivos

O objetivo foi contribuir para a conservação das igrejas de Famagusta, Chipre, elaborando estudos de diagnóstico, análises avançadas e planos de conservação. Para uma das igrejas foi ainda fornecido um contributo para a caracterização da sua parte enterrada através de georadar.

Descrição

A cidade de Famagusta, localizada na parte nordeste do Chipre, possui uma história muito rica. Por muitos séculos, Famagusta foi a encruzilhada entre o Ocidente e o Oriente, e o seu porto era o principal centro de comércio e atividade na região, combinando igrejas cristãs medievais, mesquitas e edifícios militares com muralhas impressionantes, entre outros.

O esplendor da cidade começou a diminuir em meados do século XIV, após a epidemia de Peste Negra. Séculos de negligência, combinados com efeitos ambientais como terremotos, inundações e pragas, deixaram a cidade quase em ruínas até à chegada dos britânicos em 1878. Hoje, Chipre está politicamente dividido em dois territórios diferentes; um é a autoproclamada República Turca de Chipre do Norte; a outra é a seção grega da ilha.

Uma das maiores ameaças que afetam o património arquitetónico da cidade é a sismicidade da região. Os trabalhos realizados incluem a definição de planos de conservação para um conjunto de igrejas em Famagusta e também a sua caracterização com recurso a ferramentas de inspeção. Para isso, um levantamento abrangente foi feito em quatro igrejas (geometria, georadar e dano), incluindo vários ensaios não-destrutivos, e a avaliação sísmica foi realizada em duas igrejas. 

Resultados

Foram definidos planos de intervenção (imediatos, curto prazo e médio prazo) para 4 igrejas. Os estudos de avaliação de resistência sísmica permitiram concluir que uma igreja (arruinada) possui uma enorme vulnerabilidade, enquanto uma segunda igreja (completa e robusta) possui excelente resistência sísmica.  

trabalhos realizados pelo LEST
Instituições associadas
© LEST - Laboratório de Estruturas do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho | Site made by a.cruz